• Luane Bittes

Como trabalhar home office no segmento de assessoria em eventos?

Atualizado: há um dia




O home office é uma tendência global que já está conquistando empresas e profissionais no Brasil. Essa modalidade permite que os profissionais trabalhem de qualquer lugar!


Home office bateu recorde no Brasil segundo o IBGE em 2018 (conforme matéria no G1). Aproximadamente 4 milhões de brasileiros já atuam nesta modalidade. Basta uma conexão à internet e ferramentas de comunicação para cumprir o expediente.


O primeiro mito que precisa ser derrubado é que home office trabalha sem sair de casa: home office não significa, necessariamente, não sair de casa. Há várias profissões em que o trabalho remoto ocorre em trânsito, em locais como cafés, aeroportos, parques, restaurantes e hotéis pelo caminho. Aliás, o profissional também pode escolher trabalhar em um escritório compartilhado (coworking), ao invés de montar seu espaço em casa.


Qualquer lugar vira um escritório, inclusive a praia se tiver um bom celular e internet em mãos!


Os custos para manter um espaço físico e colaboradores com tudo o que uma empresa exige são altos. Quem passa ou já passou por isso sabe o quanto as vezes é retirado para o proprietário justamente por pensar também na logística geral relacionada a equipe e infraestrutura. Não há dúvidas que quando se passa para atuar como home office diversos custos saem, porém também há em alguns casos muito trabalho pela frente e naturalmente uma sobrecarga de atividades! E quem aqui foge de trabalho?

Um bom planejamento e equipes “freelancers” maravilhosas existem!

Sendo assim maravilha! Organizar o tempo, se dedicar com intensidade, disciplina e responsabilidade, sair para reuniões objetivas, fazer um bom contato com os clientes antes da visita, faz parte deste processo e farão parte do dia a dia!

Apesar dos desafios, quem consegue administrar seu tempo e produzir com qualidade no home office acaba trabalhando melhor e aproveitando muito mais a vida. É perceptível a diferença e alívio quando não se tem muitas vidas que dependem do seu trabalho diretamente! Com o trabalho remoto evitam-se além de custos fixos o enorme estresse causado pelo trânsito no trajeto entre casa e trabalho. O tempo que o colaborador ganha escapando dos congestionamentos pode ser utilizado para atividades pessoais ou até mesmo adiantar as tarefas para garantir tempo livre em outro momento.

Com a redução do estresse no trânsito, a possibilidade de controlar a qualidade da própria alimentação, ter um ambiente de trabalho que o profissional fique à vontade, que realmente fortaleça seu desenvolvimento, quem sai ganhando é a saúde do profissional.

Além disso, quando se tem disciplina, trabalhar em home office aumenta a motivação e reduz interrupções de colegas e reuniões desnecessárias, aumenta a produtividade. Bom para o colaborador, melhor ainda para a empresa que o emprega, e assim se vão custos com aluguel de loja, máquinas, benefícios, salários, contas fixas, telefone, internet...para 10, 20,30 funcionários!

Como home office se o profissional souber administrar bem seu tempo e atividades, o foco no objetivo fica maior, pois todo investimento precisa ser feito com absoluta certeza de que é um bom momento!

É interessante você ser seu líder! Vale a pena testar e trabalhar para você! Tenha metas e objetivos claros do que quer para si e de como irá correr atrás pra conseguir. Não perder o foco é fundamental! Em casa e em locais públicos se perde o foco muito facilmente, tanto com atividades como passeios que acabam acontecendo no decorrer do dia.

Importante ter disciplina, seja como achar que deve, faça uma rotina de horário para trabalho, estipule um tempo de dedicação diária, é natural alguns profissionais funcionarem melhor durante a manhã, ou a tarde, ou a noite ou na madrugada, e até nos finais de semana se for o caso, seja qual for o horário que escolher faça com total dedicação todas as atividades pertinentes a empresa, eventos ou clientes. Por isso mais importante ainda é gostar do que faz e do retorno que tem!

Estudando alguns casos e artigos escritos sobre o assunto, e ainda compartilhando o que vivo já há 4 anos como assessoria em eventos home office, ao longo dos meus 17 de experiência, algumas dicas podem ajudar nesse processo pois uma coisa é certa, sabe quando você compra um carro automático e nunca mais quer largar? Se trabalhar com responsabilidade, home office é uma super escolha e indico de verdade!



Dicas para realizadores, organizadores e fornecedores do segmento de eventos.


Aí vão:

1. Crie um local de trabalho. Demarque seu território!


É fundamental você ter um espaço exclusivo para suas atividades profissionais, organizado e aconchegante, com tudo o que precisa para exercer suas atividades.


2 - Estabeleça uma jornada de trabalho razoável.


Sejam 4, 6, 8 ou 10 horas de trabalho diário, estabeleça e cumpra com suas atividades neste horário pré determinado.


3 - Evite distrações.


Sabemos que o whatsapp não para, grupos de amigos enlouquecem nossa cabeça, vários telefonemas são recebidos daquela amiga que você não vê há anos, algumas compras precisam ser feitas em locais como shoppings ou feiras, ótimo! Porém, são momentos como estes que podem te tirar totalmente do foco, então, saiba estabelecer com disciplina sua carga horária de trabalho e neste momento não pare pra nada! É natural quando se é home office perder facilmente o foco! Não permita e tenha disciplina!


4 - Comunique-se.


O mundo existe ao seu redor! Esteja sempre atenta a parcerias, encontros, momentos de network e formas de se comunicar com seu público, clientes e parceiros. é muito importante estar ciente do que está acontecendo ao seu redor e se unir com verdadeiros parceiros! Participe de eventos que estejam ligados a sua área e principalmente de cursos e palestras. Capacite-se sempre! tenha blogs ou formas de se comunicar com seus parceiros e clientes, eles também precisam saber que você está na área!


5 - Tenha uma lista de tarefas e planeje com prioridades.


Disciplina é a palavra-chave. Trabalhar em casa pode gerar distrações que afetam sua produtividade. Tenha uma lista exequível de tarefas a ser realizadas durante o dia e só pare quando executar o planejado.

6 - Faça pausas


Sabemos que trabalhar em casa pode ser desafiador para sua produtividade, mas não seja tão duro consigo mesmo. Evite passar horas a fio com os olhos grudados na tela do computador. Faça uma pausa pela causa. Respeite seu corpo dentro do que planejou.

7 - Busque contato humano


Não se trata, aqui, de andar pela rua procurando pessoas que oferecem abraços de graça, mas também você não quer acabar se transformando numa eremita isolada que trabalha de casa, há semanas, sem se cuidar e sem ver pessoas. Network é tudo!


8 – Fundamental: mantenha seu local de trabalho organizado.


Um local de trabalho minimamente organizado facilita sua vida e aumenta sua produtividade.




Dicas essenciais para atuação em home office:


Resolver problemas pessoais durante o horário de trabalho está fora de questão. Você e as pessoas têm que entender que você está em casa, mas está trabalhando, caso contrário, adeus produtividade.

Turbine a internet, use e abuse de ferramentas gratuitas para reuniões, evite interferências, avise seus amigos que está trabalhando, cuidado com redes sociais e conversas que não sejam pertinentes ao seu trabalho.

As palavras-chave do home office na vida profissional são “liberdade” , “ disciplina” “responsabilidade” “comprometimento” e “autonomia”.


O trabalho remoto permite que você defina seus próprios horários, métodos e critérios. Assim, você pode trabalhar no período em que se sente mais produtivo, traçar suas metas e ser seu próprio “líder”. A independência também é uma chance de entregar seu melhor em cada projeto, trabalhando com foco total e sem interferências externas.


Além disso, há uma redução de custos expressiva e tendência a aumentar os rendimentos, se você tiver a organização e disciplina necessárias.


Sua jornada de trabalho chegou ao fim? Ótimo.

Levante-se, feche seu computador, dá um tempo de celular e vá “embora do escritório”, mesmo que ele fique na sua casa!

Afinal, se você tivesse que se locomover para o escritório ou para casa todo dia não estaria disponível 24 horas por dia, não é mesmo?

Agora algo muito importante: atenção à família, esta é a reunião que nunca pode ser cancelada!


Sintam-se abraçados!


Luane Bittes

Assessoria em Eventos & Cerimonial

@luanebittes.eventos

diretoria@luanebittes.com.br


13 visualizações

Receba nossos conteúdos sobre gestão de eventos e cerimonial!

Luane Bittes

E-mail: diretoria@luanebittes.com.br

© 2017 LUANE BITTES Todos os direitos reservados.  

   Criado  com           por Candiá Produções.

_whatsapp_icon-icons.com_65789.png