top of page
Foto do escritorLuane Bittes

A importância dos eventos para empresas

Atualizado: 16 de abr.


IMPORTÂNCIA DOS EVENTOS PARA EMPRESAS:

RAZÕES PARA ORGANIZAR EVENTOS CORPORATIVOS.



Você sabe qual é a importância dos eventos para empresas?


Ao organizar eventos, as empresas são capazes de melhorar o posicionamento de mercado, gerar mais engajamento interno e produtividade.


Nesse artigo vamos mostrar os principais resultados que podem ser obtidos através dos eventos para empresas. Descubra como a sua organização pode aproveitar ao máximo essa estratégia para crescer.


O que são os eventos corporativos?


Os eventos corporativos podem ser organizados com diversas finalidades. Muitos são destinados ao público interno, como colaboradores e parceiros estratégicos. Outros são direcionados para os clientes em potencial.


Entre as diversas possibilidades, os eventos para empresas podem ser usados para divulgar produtos e serviços, celebrar resultados que foram alcançados, promover o treinamento e aperfeiçoamento de pessoal etc.


Existem diversos tipos de eventos corporativos, como as festas para colaboradores, as aberturas e encerramentos das conferências, dos congressos, dos seminários, palestras, convenções, reuniões e similares, aniversários da empresa, de colaboradores e inaugurações.


Abaixo alguns benefícios de organizar eventos empresariais.


1. Incentivar a colaboração e gerar engajamento


Durante os eventos, os colaboradores da empresa desenvolvem laços mais fortes, que ajudam a ampliar e aprofundar as conexões.

O engajamento e interação intensificam o espírito de colaboração, valioso no ambiente de trabalho.


Muitas vezes os colaboradores se sentem menos à vontade quando estão exercendo duas funções habituais, no dia a dia. Em um evento, a carga de cobrança e exigência é reduzida ao máximo, o que estimula a interação social mais despojada e verdadeira.


Por isso muitas empresas investem em eventos corporativos como estratégia para aproximar a equipe e promover interação.


2. Apresentar produtos e serviços


Os eventos para empresas também podem ser usados para divulgar produtos e serviços, bem como novidades sobre a atuação no mercado.


Grandes empresas de diversos segmentos organizam eventos com o único propósito de lançar novas ideias.


A lista de convidados para esse tipo de evento inclui personalidades que sejam capazes de analisar o produto ou serviço em primeira mão e divulgar em canais como sites, blogs, canais de televisão e similares.


3. Motivar o time de colaboradores


Todo mundo quer se sentir apreciado e um evento corporativo é uma ótima maneira de mostrar aos funcionários que eles são parte essencial dentro da empresa.


Os eventos para empresas são importantes para demonstrar que todos os colaboradores são valiosos e que o trabalho que desempenham é valorizado.

Dessa forma, os eventos corporativos ajudam a melhorar o clima organizacional, gerando mais motivação.


4. Celebrar conquistas da empresa


Um dos principais objetivos de qualquer empresa é gerar resultados, o que pode ser medido pelos números alcançados no mercado.


O aumento no faturamento, o fechamento de grandes contratos, a expansão da empresa, a abertura de filiais e aumento no número de clientes são alguns indicadores de crescimento.


Os eventos para empresas são ótimos para celebrar as conquistas e demonstrar para todos os envolvidos que as estratégias implementadas estão rendendo resultados.


5. Formar novas parcerias de mercado


Os eventos empresariais oferecem ótimas oportunidades para a formação de novas parcerias de mercado, mesmo quando não são criados com essa finalidade específica.


A lista de convidados para eventos corporativos quase sempre inclui personalidades chave para a atuação empresarial, como distribuidores e fornecedores.


Durante os eventos, os dirigentes, gestores e empresários podem debater pontos estratégicos, fortalecer relações e até mesmo estabelecer novos acordos, visando a satisfação de interesses recíprocos.


6. Melhorar o posicionamento da empresa


Os eventos empresariais são geralmente acompanhados de perto por uma grande variedade de agentes, como clientes, colaboradores, gestores, concorrência e até mesmo o governo.


Por esse motivo, quando os eventos corporativos são organizados e executados de maneira bem-sucedida, acabam contribuindo naturalmente para a melhora do posicionamento da empresa no mercado


O feedback desses agentes, envolvidos direta ou indiretamente no evento, tem o poder de estabelecer um panorama positivo da empresa.


Por outro lado, falhas no planejamento e execução do evento podem prejudicar a imagem pública da companhia, seja no âmbito interno, seja no âmbito externo.


7. Melhorar a comunicação com os clientes


Outra vantagem dos eventos para empresas é a melhora na relação com os clientes.

Muitos dos eventos empresariais, especialmente os que tratam da divulgação de produtos e serviços, os comemorativos e similares são abertos ao público em geral.


Dessa forma, os eventos contribuem para a divulgação de informações que são interesse dos clientes, como políticas internas, novos serviços, novos produtos e resultados.


A comunicação durante os eventos é aberta e direta, permitindo a integração entre a empresa e a comunidade em que ela está inserida.

8. Mostrar aos investidores os números da empresa


Para empresas que necessitam investimento, os eventos podem ser usados como estratégia para demonstrar a viabilidade do empreendimento, para assim captar recursos para projetos, expansão, novas aquisições etc.


Médias e grandes companhias, que possuem o capital dividido em ações ou cotas, promovem eventos com o objetivo de estimular a participação de agentes privados.

Da mesma forma, os eventos podem servir ao propósito de comunicar aos investidores já existentes os resultados, as conquistas e também os desafios a serem superados no futuro.


Como organizar eventos para empresas?


Como você pode ver, os eventos são fundamentais para empresas, na medida em que podem ser usados como ferramenta estratégica.


No entanto, para que os eventos para empresas sejam capazes de gerar os resultados esperados, devem ser organizados seguindo um planejamento eficiente.

Dessa forma, os eventos devem estar atrelados aos objetivos da empresa e seguirem um método de planejamento. Estabelecer um passo a passo ajuda na hora de organizar eventos corporativos.



Acima você conferiu benefícios de planejar eventos corporativos.

Cada vez mais companhias, de todos os tamanhos e segmentos, estão apostando nos eventos corporativos, tendo em vista a importância que eles apresentam.


Espero que este conteúdo tenha sido útil! Aproveite outros que estão disponíveis em nossas redes sociais e vamos trabalhar juntos para transformar seus desafios em oportunidades de crescimento e sucesso!

Se quiser conversar sobre seus projetos profissionais e eventos que tem em mente, estou à disposição desde já.🤩

Entre em contato comigo através do Whatsapp para Assessoria, Mentoria e Treinamentos de Equipe ⇲



Acesse também nossas redes sociais  ⇲








Tenho também Cursos gravados já disponíveis na Hotmart ⇲



Se quiser se aproximar ainda mais participe do nosso Grupo de Networking Eventos em Foco no Whatsapp ⇲



Um abraço,

Luane Bittes! 💫


52 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Hozzászólások


bottom of page