• Luane Bittes

Como escolher o cardápio e a empresa de buffet para os eventos?

Dicas para definições de empresas de buffet e cardápios para eventos corporativos e sociais.


Se você deseja fazer a diferença no seu evento corporativo e surpreender os convidados, a escolha de um bom cardápio certamente contribuirá com o seu sucesso.


No momento da escolha do cardápio, sempre fica dúvidas do tipo: é melhor servir petiscos durante todo o evento ou um jantar do meio para o final do evento? Cabe um coquetel? Apenas um jantar? Brunch? Coffe breack? O cardápio deve oferecer comidas mais comuns ou pode optar por sabores mais sofisticados e, por vezes, pouco conhecidos?


Eventos corporativos e sociais têm como intuito criar momentos de confraternização, descontração além de promover troca de negócios e networking. Organizar um evento não é uma tarefa fácil, é preciso planejar inúmeros detalhes para que o momento seja inesquecível e surpreenda seus convidados.


No post de hoje, seguem algumas dicas para te ajudar a pensar no perfil do público, no tipo do evento e principalmente no A&B ( alimentos e bebidas) - cardápios e fornecedores!


É importante saber que para escolher alguns critérios precisam ser observados, tais como:


Objetivo do evento


O evento será uma confraternização de final de ano mais descontraída ou um evento estratégico para seus parceiros e clientes, no qual você deseja mostrar o bom gosto e o poder de sua empresa?


O teor do evento determinará bastante a escolha do cardápio. Importante a definição do objetivo do evento estar bem clara, pois o público alvo e o tema do evento ajudam muito na escolha da opção do que será servido. Uma reunião mais séria com menos tempo e outra mais descontraída faz toda a diferença no brieffing.


O horário do evento e o clima local


O evento realizado será de dia ou de noite? O clima local é frio ou quente Isso faz diferença para a escolha do cardápio e das bebidas oferecidas. Você fará um brunch, um coquetel ou um jantar? Isso faz diferença para a escolha do cardápio e das bebidas oferecidas. A resposta a essas perguntas já resolve grande parte das suas dúvidas sobre o que escolher e facilitará o planejamento e principalmente trará eficácia na hora da execução dos eventos.


A quantidade de convidados e a faixa etária


Isso determinará a quantidade da comida e o estilo do cardápio. Pessoas mais jovens gostam de cardápios leves e descontraídos, os mais velhos preferem comidas mais tradicionais, elegantes e sóbrias.


Seja na área corporativa ou social, seu evento será um...


Café da manhã, Brunch ou Coffee break?


Se o evento for começar na parte da manhã o mais indicado é servir um belo café da manhã com opções de pães , frutas, queijos, bolos, tortas, sucos e chás, não deixando faltar o café.




Se o perfil do evento for mais refinado opte por um cappuccino e cafés mais sofisticados. Quanto à forma de servir o mais indicado é o buffet americano que dispõe dos comes e bebes em mesas para que os convidados se sirvam.


O café da manhã é bem utilizado para eventos rápidos, onde há necessidade de apresentar alguma situação aos convidados (seja lançamento de livros, exposição de produtos, momentos internos da empresa). Existem muitos eventos que são feitos logo pela manhã, então é de bom tom e cortês oferecer um café da manhã bem caprichado aos participantes. Encontros como este devem durar de duas a três horas, que termine às 11h no máximo!


O coffee break é o tipo de serviço mais adotado em eventos corporativos. Normalmente funcionam nos intervalos de congressos, palestras e cursos. Os convidados fazem uma pausa breve para comer algo leve e tomar um café.


Considerou optar pelo Brunch?


O brunch acontece sempre por volta do horário do almoço. É muito importante pensar em um cardápio com alimentos mais nutritivos.


O mais indicado em um cardápio de brunch são as tortas salgadas, sanduíches e saladas, já que acaba sendo o almoço dos convidados.





Se for um evento mais descontraído opte pelo buffet americano - caso se trate de um evento mais sofisticado e que peça mais formalidade. Nossa dica é aposte no buffet à francesa que disponibiliza mesas para os convidados, enquanto os garçons servirão individualmente cada convidado.


O brunch também é um evento rápido, geralmente quando os realizadores tem muitos conteúdos e pouco prazo para apresentação. O brunch pode ser servido inclusiva nas salas de reuniões para grupos pequenos e médios.

É importante para este caso locação de alguns bistrôs, facilita para quem necessitar apoiar materiais ou copos.


Welcome coffee


Em tradução literal welcome coffee significa café de boas-vindas. Como se pode imaginar, esse serviço é para receber os convidados para o evento e, normalmente, tem uma duração rápida de até 1h. O cardápio é bem enxuto, contando apenas com itens básicos, como suco, café e biscoitos ou alimentos que recepcionem os convidados.


Cuidado apenas com um item! Enxuto não significa mal apresentado ou mal elaborado, até para os eventos mais simples existem opções elegantes e naturais que auxiliam na recepção dos convidados.

Para eventos mais elegantes as peças dão um glamour e garços também são essenciais para o cuidado noa tendimento aos convidados e reposição dos alimentos.



Almoço ou Jantar?


O almoço é o serviço de buffet mais indicado para eventos longos que costumam começar cedo e se estendem até o final da tarde.

A pausa para o almoço é muito importante em ocasiões como essa.


Para recarregar a energia dos convidados o almoço funciona muito bem, e mais importante ainda, cria momentos de descontração e networking.


É fundamental na escolha do local observar a quantidade de mesas e cadeiras disponíveis para seu grupo, caso opte por serviço a La Carte saiba que o tempo de preparo pode se comprometer devido a quantidade de convidados, sendo para grupos pequenos é ocasiões de negócios é uma elegante alternativa.


Se o evento corporativo não abrir mão da formalidade e, principalmente, se for realizado à noite, um jantar tradicional é a melhor opção possível. Para que os convidados não tenham que esperar até o jantar para se alimentarem, petiscos podem ser servidos até o grande momento.


O jantar é sempre uma ocasião mais formal e perfeito para eventos que pedem pratos mais elaborados e sofisticados. Opte pelo jantar no encerramento de algum evento de grande porte.


* Para este item já entrariam também outras atividades e serviços pertinentes a assessoria de eventos ou a um cerimonialista, tais como:


Escolha do local, locação de mesas, cadeiras, toalhas, bistrôs, decoração, atrações, equipamentos, sonorização, recepção, enfim, é onde entra o serviço de uma equipe de cerimonial!


Se as tipologias acima atingirem um número razoável de convidados o ideal é que já tenha este profissional para organizar o evento pois sempre haverão outras atividades a serem realizadas, tendo em vista que é muito importante a equipe da empresa e os realizadores estarem a disposição dos convidados, para que a ação traga resultados falando de um bom network com os presentes.

Coquetel


O coquetel é uma escolha que combina perfeitamente com ambientes corporativos e sociais - principalmente para quem busca mais elegância para o evento.


Como no coquetel os convidados são servidos pelos garçons, a ideia é apostar em comidas que sejam facilmente observadas sem que haja a necessidade do apoio de uma mesa. As comidas devem ser refinadas, mas dependendo da ocasião dá para optar pelos salgadinhos e canapés . O coquetel é a ocasião perfeita para servir fingers foods e petiscos.


Dependendo da quantidade de pessoas aposte em mesas de apoio que contem também alimentos servidos por garçons, isso impede a possibilidade de demorar no serviço oferecido pelos garçons a determinados grupos.


Em seu cardápio opte pelos folhados, salgados finos, docinhos refinados, champagne e drinks leves para acompanhar as comidas.


Dicas especiais!


Finger-food


Em bom português, essa “comida para comer com as mãos”, tem sido a grande tendência dos eventos em geral tanto sociais quanto corporativos. Aniversários, casamentos e diversas tipologias têm optado pela finger-food ao servir seus convidados, e eles podem ser servidos de dia ou de noite.


Ao serem servidos ao longo de todo o evento, elas dispensam um grande almoço ou jantar, pois de pouquinho em pouquinho, e com toda essa variedade, os convidados ficarão completamente satisfeitos. A finger-food é servida em pequenas porções, geralmente em louças menores, que trazem charme e modernidade ao evento.


Muitos pratos podem ser servidos ao modo finger-food aproveite e conheça diferenciados cardápios de empresas especializadas em Buffet e analise bem o que cada uma oferece em se tratando dos alimentos e da apresentação dos pratos.


Comida de boteco


Se o evento corporativo for mais descontraído e, mesmo assim, sua empresa deseja surpreender os convidados, o cardápio “comida de boteco” também é uma ótima opção. Ele também pode ser servido ao modo finger-food ou disposto em uma mesa para as pessoas montarem seus próprios pratos individuais.


Bebidas


Durante o dia, as bebidas servidas poderão ser água, cerveja, vinho branco, drinks leves, sucos e refrigerante. Durante a noite, as bebidas mais apropriadas são: água, refrigerante, cerveja, espumante, vinho tinto e whisky.


A realizadora do evento define se cabem bebidas alcoolicas ou não independentemente da tipologia, porém, cuidado em liberar bebidas em eventos de negócios que exigem atenção a apresentações!


Tipos de buffet para eventos


Buffet a francesa


É utilizado principalmente em eventos que não abrem mão da formalidade. Para não ter erro, pense em mais de uma opção de prato, que vai agradar aos diversos paladares. Neste serviço o garçon leva a refeição até o convidado. O garçon deve trazer a bandeja à esquerda do convidado, para que ele mesmo se sirva.


Buffet Americano


Tradicional no Brasil, esse estilo de buffet engloba uma extensa variedade de alimentos que ficam expostos em mesas para que os convidados sirvam à vontade. Isto é: eles vão pegar apenas aquilo que gostam.


Buffet à Inglesa


O serviço à inglesa também é um serviço requintado, porém o que o diferencia é que neste serviço o convidado não precisa pegar os talheres da bandeja para se servir (como no à francesa), pois o garçom o fará.


Direto


 A mesa é montada com sousplat, taças, pratos, talheres e guardanapos. O garçom traz a bandeja, apresenta o prato ao anfitrião e, após a aprovação, serve todos à mesa pelo lado esquerdo, utilizando talheres de serviços (pinças), montando cada prato de forma a dispor os alimentos de forma padronizada: carnes de um lado, guarnições e acompanhamentos de outro.


Indireto


No serviço à inglesa indireto, o garçom apresenta os alimentos aos convidados pelo lado esquerdo. Ao ponto de a comida ser escolhida, o Chef prepara o prato e o auxiliar o serve, também pelo lado esquerdo.




Levando em consideração meus 17 anos de atuação e depois de estudar muito sobre o tema "cardápio e buffets", vejo que cuidar da alimentação no evento é uma imensa responsabilidade. ter fornecedores de confiança é o grande segredo, a maior dica!



O buffet ideal para qualquer evento é aquele que atende as necessidades dos convidados com qualidade e sabor respeitando as diferenças e necessidades de todos, que tem capricho na apresentação dos alimentos e boa apresentação da equipe que está trabalhando.


* Solicite sempre atestados de capacidade técnica e referências de clientes que já trabalharam com a empresa que está contratando, se já confiar em uma empresa de buffet e sempre desejar trabalhar com a mesma apenas cuide para inovar nos cardápios.


* A quantidade de garçons interfere diretamente na entrega dos serviços, não adianta achar que esse é um item relevante pois não é! Existem nas empresas de buffet atuações estratégicas nos eventos relacionado a quem cuida das bebidas, de determinados pratos e da limpeza e organização dos serviços, então se esforce para se atentar a real necessidade do evento, sempre deixando margens para imprevistos.


* O cardápio e a empresa de buffet que irá atender seu encontro devem "conversar" com a tipologia e o tema do evento, inclusive para eventos temáticos o cardápio deve ser o mais decorado possível e bem próximo ao tema proposto.


* Deve-se evitar servir comidas típicas em locais diferentes da sua cultura. Aposte nos produtos e nas comidas regionais.


* Nunca esquecer que alérgicos e pessoas que possuem restrições alimentares existem e estarão no seu evento. Alimentação vegana, vegetariana, alimentos diet e sem glúten são essenciais para atender todos os convidados!


* Seu evento precisa combinar com o cardápio escolhido impreterivelmente! Analise o que atende melhor o público e perfil do evento. Aposte na praticidade, procure conhecer bem seu público, cuide de evitar desperdícios e ofereça variedade nos alimentos.


* Sempre que for possível realize e participe de degustações, pode sair com boas referências e saberá exatamente o que pode confirmar, testando o fornecedor e observado cada item, seu sabor, apresentação e a forma que vai lhe atender.


São mais de 70 tipos de eventos temáticos que combinam com diversos cardápios, porém isso é assunto para outro artigo ok!


Com essas sugestões você pode se sentir totalmente apta a conversar com seus fornecedores e entender a proposta de cada um. Os buffet atualmente tem cardápios variados e vale a pena também ouvir a experiência de todos com relação ao serviço que prestam.


Nesta postagem não entrei na questão de sugerir opções de cardápio pois as empresas de buffet possuem uma infinidade de itens para escolhas de cardápios personalizados, você pode inserir o seu bom gosto pessoal se lembrando que terás um evento com diversos convidados e precisa agradar a maioria deles!

Por este motivo é importante analisar mais de uma opção de proposta e cardápios.


Imagine uma floresta onde cada folha é uma personalidade? Seu evento será assim e para cada convidado tem um gosto e um perfil diferente para lidar!


Se esforce para agradar a maioria e se foque em agradar todos!


Seguindo essas dicas seu evento certamente será um sucesso!


É isso, obrigada por dedicar seu tempo a esta leitura!


Luane Bittes

@luanebittes.eventos

www.luanebittes.com.br


60 visualizações
telegram-logo.png

Receba nossos conteúdos sobre gestão de eventos e cerimonial!

Luane Bittes

E-mail: diretoria@luanebittes.com.br

© 2017 LUANE BITTES Todos os direitos reservados.  

   Criado  com           por Candiá Produções.

_whatsapp_icon-icons.com_65789.png