• Luane Bittes

Netiqueta – dicas sobre boas maneiras na internet.

Atualizado: há 2 dias


Atualmente as pessoas estão muito ligadas a internet e cada vez mais se deparam com situações no mundo virtual. No meio de profissionais de eventos obviamente não é diferente.

Para que a relação “pessoa x internet x mundo” seja saudável, existem algumas dicas de especialistas que são essenciais para uma comunicação harmoniosa nos meios digitais. Boas maneiras são importantes para qualquer convívio, na internet elas também são bem vistas e necessárias.






Sendo assim, abaixo as dicas mais importantes, dentre várias outras, para que o uso da internet seja amigável e agradável.

Vamos lá!

· Evite postagens na time line alheia: é como se estivesse invadindo a casa do outro sem pedir permissão, talvez ele não goste da sua postagem e terá que ficar por um tempo com sua imagem na página dele ou deletará de imediato.

· Evite escrever em letras maiúsculas: é como se estivesse gritando com o receptor!

· Evite escrever em outro idioma: caso não estejam conversando nessa língua, já pensou se a pessoa com quem está se comunicando não fala outro idioma? Qual necessidade você tem de se comunicar em outra língua com alguém que não te entende?

· Mande e-mails lembrando-se que também são documentos: no meio profissional use as respectivas saudações, formas de tratamento e conteúdos objetivos, assine sempre com seus dados completos para que seja fácil encontra-lo se necessário e seja breve!


* Lembre-se que hoje o whastapp também funciona como ferramenta profissional, caso o conteúdo seja voltado ao trabalho, seja breve, objetivo e não se esqueça que as mensagens também são vistas como documentos.

· Respeite as regras e objetivos dos grupos: cada grupo tem um motivo para existir, observe o objetivo de cada um e cuidado com grupos profissionais, ali está sua imagem ligada diretamente a sua marca;

· Não repita mensagens: olhe sempre se a mensagem já foi enviada antes de compartilhar, é bem ruim o receptor receber mensagens em duplicidade.

· Seja educado e respeitoso: assim como na vida, sempre seja cordial em suas mensagens e seja íntimo somente com quem realmente você tiver intimidade.

· Cuidado com chamadas de vídeo: Não há mal nenhum em ligar pelo skype ou facetime, contando que diga ao seu interlocutor que irá fazê-lo.

· Seja claro e objetivo: geralmente as mensagens são para contatos rápidos, se possível evite mensagens longas, se for algo longo melhor ligar!

· Produza textos de leitura fácil: as redes são para contatos breves, qualquer assunto que se estenda o ideal é conversas por telefone ou presenciais, mensagens podem ser mal interpretadas.

· Cuide da correção ortográfica e gramatical: atualmente existem várias ferramentas que corrigem textos, sendo assim, use e abuse delas e se esforce para escrever corretamente;

· Separe os parágrafos com linhas em branco: os espaços entre as linhas facilitam a leitura;

· Aborde apenas um assunto por mensagem: essa dica é para que não se confundam os assuntos e que se tenha foco;

· Evite palavrões: expresse sempre as suas ideias de um modo claro, simples e com uma linguagem precisa e respeitosa em honra a quem está recebendo sua mensagem, essa dica serve para todos os meios de comunicação inclusive presenciais;

· Evite mensagens de tragédias ou com imagens fortes: compartilhe mensagens de motivação, alegres, amigáveis;

· Cuidado com o horário e data das mensagens: perceba o nível de intimidade para determinados contatos, tanto nos finais de semana quanto em horários fora do expediente comercial;

· Evite brigas ou desentendimentos em grupos: fale exatamente o que falaria se estivesse na presença da pessoa, porém, evite constrangimentos.

· Procure responder as mensagens: Alguns especialistas dizem que o ideal é responder as mensagens em até 24h, fora isso pode ser encarado como um descaso enorme.

· Cuidado com o que vai compartilhar: lembre-se que boa parte das informações são falsas e de nada adianta usar um meio de comunicação para espalhar mentiras;

· Respeito é bom e todos gostam: sendo assim a melhor dica é que você trate o próximo como gostaria de ser tratado e respeite opiniões diferentes da sua.



Com certeza seguindo as dicas acima vários desentendimentos poderão ser evitados nas comunicações via internet, especialmente em e-mails, grupos e mensagens nas redes sociais.

Que fique a reflexão de que todas as ferramentas estão aí para serem utilizadas, porém vale a pena usa-las ao nosso favor.

Fique atento com perfis que não possuem fotos ou informações das pessoas, a internet também virou um canal para muitos utilizarem de forma maldosa, errada e perigosa.


espero que tenha gostado das dicas e que esta leitura tenha acrescido em algo aí!!!


Abraços


Luane Bittes

Assessoria em Eventos & Cerimonial

@luanebittes.eventos

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Luane Bittes

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