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O "cerimonial" do evento corporativo

Atualizado: há 4 dias


Será que atualmente está claro qual é a função do “cerimonial “no evento?

Para entender essa atuação importante nos eventos primeiramente é importante se entender a diferença entre “protocolo” e “cerimonial”.


Protocolo são regras e normas, sequências de um evento. Todo evento tem um protocolo a ser seguido, início meio e fim, momentos específicos para cada tipologia. A equipe de cerimonial executa essas normas, realiza o protocolo, faz tudo acontecer. Atualmente como base de pesquisas temos o decreto 70.724 de 1972, que fala sobre a precedência a ser seguida, quem vem antes, quem vem depois, bem como também existe a lei 5.700 que fala sobre os símbolos nacionais, são bases para estudarmos previamente quando temos precedências e símbolos presentes no evento.


Apesar dessas normativas serem voltadas ao segmento governamental nós espelhamos essas “normas” nos eventos corporativos e sociais.

As etapas necessárias para realizar um evento são o planejamento, definição de estratégias, organização, coordenação, controle e execução.


A equipe de cerimonial, tão chamada por aí de “ o cerimonial do evento”, cuida da execução de todo planejamento, das autoridades, palestrantes, convidados de honra, lugares reservados, placas de identificação e homenagens, marcação do tempo, salas de apoio e serviços pertinentes a este local, auxiliam na identificação das autoridades para citação pelo mestre de cerimônias dentre várias outras tarefas.


É importante nos eventos pesquisar e seguir a precedência, o protocolo, a etiqueta*, possuir bom senso, agilidade, confiança no que faz e serenidade para lidar com todas as situações envolvidas com as atividades do cerimonial.

*Etiqueta: boas maneiras a serem aplicadas, formas de relacionar, cumprimentos, trajes, dentre outros tópicos.


A garantia do sucesso do evento se dá por meio da preocupação da comissão de cerimonial com atividades importantes, tais como:

- Verificação das condições físicas do estabelecimento do evento; - Organização da lista com o nome das pessoas que comporão a mesa e convidados; - Organização das atividades sociais que seguirão o protocolo do evento. - Contratação e coordenação de serviços terceirizados, recursos humanos, transporte, recepcionistas, foto e filmagem, montagem, decoração, recepção dos convidados e apoio total as necessidades ligadas a todas as autoridades. - Análise e confirmação de necessidade de equipamentos; decoração, buffet com suas restrições, e o que mais for necessário para realização do evento; - Recepção e atendimento as necessidades dos convidados especiais; autoridades e realizadores do evento. - Treinamento e gestão de pessoal temporário que atuará no evento.

Durante e Após o Evento

As principais atividades da comissão de cerimonial são:

- Zelar pela manutenção dos horários fixados; - Manter contato com autoridades presentes no evento; - Cuidar do translado das autoridades, conferencistas e também dos convidados especiais; - Atender à imprensa; - Cobrir todas as etapas da organização e de execução das solenidades oficiais.



Normalmente, as atividades do cerimonial podem ser comparadas a um cartão de visita, onde passam a primeira impressão para o público, influenciando positivamente ou negativamente a imagem da empresa.


O palco e a mesa diretiva ou de honra.


Segundo as normas de cerimonial e protocolo, existem formas ideais de dispor a mobília sobre o palco. A mesa de autoridades deverá estar ao centro, enquanto que a tribuna do mestre de cerimônias fica à esquerda ( ou direita sem permanecer à frente das bandeiras) e o pavilhão de bandeiras à direita. Não existe norma protocolar para tribuna, o bom senso deve ser um aliado.

A bandeira nacional geralmente fica ao centro, a bandeira do Estado à direita e a bandeira municipal à esquerda, seguida pelas demais bandeiras. Lembre-se de que tais posicionamentos devem ser dispostos a partir da visão do auditório e deve-se adotar a precedência estipuladas entre os Estados.


A ordem para compor a mesa diretiva segue critérios de precedência, embora a hierarquia seja a mais frequente. No centro da mesa, fica a maior autoridade presente; à sua direita, a segunda autoridade mais importante; e à sua esquerda, a terceira e assim sucessivamente.


A mesa de honra sendo par ou ímpar tem diferenciações de composição de lugares.


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