• Luane Bittes

Dicas para "posicionamento" ou "reposicionamento" de marcas.


Neste momento em que vivemos, ter atenção e foco total no planejamento estratégico para posicionamento das marcas e todas as ações pertinentes a ela é de alta importância.


Ter definições claras do caminho a seguir diante de tantas situações incontroláveis e inevitáveis, por mais desafiador que seja para todos os profissionais e empresas, nos faz pensar que "há sim luz no fim deste túnel" se houver estratégia, planejamento e organização das ideias!


É muito importante perceber que estamos em um momento crucial para se "criar oportunidades" ao invés de "esperá-las chegar"! Agora mais do que nunca a frase

" juntos somos mais fortes" faz total sentido! Se una com profissionais ou entidades com mesmas finalidades, objetivos e ações, bem como com mesmo foco que o seu.



Com o atual cenário diversas empresas e profissionais precisam se reinventar e ainda a grande maioria começar algo totalmente novo! O mercado foi condicionado a se adaptar ao trabalho remoto e diversas empresas modificaram suas estratégias e precisam reposicionar suas marcas para acompanhar o mercado.


A primeira pergunta que você deve se fazer, seja como empresa ou como profissional, é se na atual situação você precisa de "posicionamento" ou "reposicionamento" de marca. É importante verificar se suas estratégias atuais geram ou não o resultado esperado.


Vale analisar de forma bem minuciosa se é o momento de "criar" um posicionamento de marca forte, ao ponto do momento em que acontecer o retorno ao trabalho presencial ela ainda estar "firme" ou ainda, se é possível manter essa consistência porém gerando valores e conteúdos importantes de forma online .

Com relação ao contexto atual faça uma reflexão: se a sua marca não voltasse ao presencial como seria seu modelo de negócio? Ainda existiria demanda ou suas estratégias teriam que ser repensadas para construir uma marca do zero e de forma digital ou diferenciada do que está habituado?


Vários setores estão reposicionando empresas, tanto com relação as marcas quanto com relação as equipes de trabalho. Vale analisar se chegou a hora de criar novos produtos para encarar o momento atual e o que há de vir! Juntamente com qualquer estratégia vem o planejamento e a organização!


Quando a empresa toma a decisão de reposicionamento algumas estratégias precisam ser colocadas em ação para que o consumidor compreenda suas novas atividades. O primeiro ponto a ser trabalhado é a nova identidade da marca, de seus produtos e serviços.


Estamos em um momento em que pela falta de olhar estratégico com relação as marcas, grandes problemas além dos já existentes estão surgindo e podem ser minimizados com análise, foco, trabalho, dedicação e comprometimento!


Para nos auxiliar nessa missão adivinha o que existe?



Separamos algumas dicas bem especiais que podem ajudar para que você como profissional ou empresa fique de olho no que fazer para não sumir do seu público alvo, clientes e parceiros e deixar sua marca totalmente visível de uma forma profissional e eficaz!


Comece pelo simples!


1º Dica - Conte sua trajetória para sua audiência, com foco nos momentos especiais da sua jornada;


Dica- Mostre os principais pontos que a sua marca passou, quais pessoas foram importantes ao decorrer da história profissional e quais são os parceiros que mais se uniram a você;


Dica- Escolha uma paleta de cor para utilizar em sua comunicação, toda vez que o seu cliente for exposto ao conjunto de cores ele lembrará imediatamente de você e da sua marca. Sua marca tem personalidade, tanto na voz, no cheiro, nas cores, nas fontes, cuide dos detalhes da sua "personalidade profissional";

Dica- Crie associações fáceis para que o consumidor lembre da sua marca de forma direta, apareça sempre porém com conteúdos relevantes;


Dica - Defina a intensidade que sua comunicação terá para falar com seu consumidor;


Dica - Organize os meios e conteúdos que você utilizará para se comunicar de forma eficaz com seu público;


Dica - Crie estratégias para que esteja próximo ao seu público e saiba quais são suas maiores dores e desafios neste momento, se esforce para auxiliar de alguma forma sem esperar nada em troca, apenas relacione-se e comunique-se!


Dica - Analise seu contexto antes da crise e como está neste exato momento. Só assim você verá se é o caso de "posicionamento" ou "reposicionamento" de marca;


Dica - Crie estratégias de associação de marca pela imagem, assim seu consumidor lembrará de você com recorrência.


10º Dica - Seja aquele que facilita a vida do seu público alvo, clientes e parceiros, deixe bem claro suas facilidades e onde você pode ser útil. Crie relacionamentos verdadeiros sempre!


Analise de forma atenciosa sua área de atuação e como está o mercado em sua volta ligada ao seu segmento. Relacione-se com seu nicho de mercado para que vejam que você tem total condições para se adequar a qualquer realidade.


Honre com sua reputação e com a qualidade do serviço e atendimento que sempre prestou ao seu público. Tenha autenticidade e mostre de fato sua personalidade na marca ao qual você defende!


É fundamental neste momento criar conteúdos importantes para seu segmento e área de atuação. Quem quer falar tudo para todo mundo pode as vezes não falar nada pra ninguém! Se esforce para trazer conteúdos que interessam para seu público e principalmente que acrescente em algo no seu desenvolvimento profissional e pessoal.


Essas dicas ficaram claras após uma consultoria especial com a estrategista de branding @Carolina Vivaldini. Conversamos sobre determinadas ações que podem ajudar profissionais e instituições a reposicionarem suas marcas a nova realidade; que muda diariamente diga-se de passagem!


Agora que as dicas foram a nós encaminhadas chegou a hora de agir e focar na solução e não no problema, afinal, "para cada problema certamente há uma saída"!


Obrigada por ter chegado até aqui!

Boa sorte na jornada de sua marca e seguem os contatos da nossa especialista em branding caso necessite da nossa consultoria.


Carolina Vivaldini - carolvivaldini@gmail.com - Linkedin: @carolina Vivaldini


Até breve!

Luane Bittes

Assessoria em eventos e Cerimonial

FOCO NA SOLUÇÃO NÃO ESQUECE!

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Luane Bittes

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