• Luane Bittes

Dicas para o sucesso dessa confraternização! E o tema é...Festa de fim de ano!




O ano foi repleto de desafios porém objetivos foram atingidos e é chegada a hora de planejar a festa de confraternização da empresa ou até aquela confraternização entre amigos!



Assim como qualquer evento, organizar uma festa de fim de ano empresarial demanda planejamento e esforços coletivos. Cada detalhe precisa ser visto com muito capricho e zelo pelo trabalho realizado no ano e ainda com alegria, para se iniciar novas etapas e encerrar este ciclo com chave de ouro!



Abaixo algumas dicas importantes para organização deste evento tão precioso!


Defina o a quantitativo de pessoas com foco na diversão dos funcionários da empresa, deve-se analisar bem sobre a ida ou não dos acompanhantes que afeta diretamente o custo do evento, convidar ou não familiares depende unicamente do orçamento da empresa. O convite do acompanhante pode ser vendido sem problema algum. Caso tenham crianças envolvidas é muito importante ter algo que possa entretê-las.


Escolher um tema é bem interessante e inovador!


Obviamente temos aqueles perfis de clientes que querem algo tradicional, jantares ou coquetéis bem clássicos, mesmo assim é possível inovar nas decorações, atrações e equipamentos.


Quando se escolhe um tema tanto a decoração quanto a alimentação deve ser cuidadosamente elaborada. Festas temáticas são maravilhosas para organizar!

Para aqueles casos aonde a criatividade pode ser explorada, alguns temas são bem legais:


Festa Neon, Festa das cores, Festa do branco, Festa de Países (Havai, China, Índia, Nova York), Oscar (com fantasias de personagens de cinema), Festa do Arco- Íris, Festa dos anos 60,70,80, Temas musicais, Baile de Máscaras, Tapete Vermelho (noite de reconhecimentos), Tarde ou Noite de Boteco, Noite Carioca, dentre vários outros ligados ao segmento da empresa são bem-vindos na fase da análise do que melhor se encaixa no perfil dos colaboradores.


Com relação ao espaço a dica é inovar!


Um lugar diferente irá despertar a curiosidade de seus participantes e os estimularem ainda mais a comparecem ao evento. Fica monótono fazer o evento sempre no mesmo local! As reservas devem ser feitas a partir do mês de Julho, dependendo do tamanho do evento até mesmo no primeiro semestre, pois a partir de 15 de Novembro todas as empresas estão comemorando.


Passar um dia inteiro ou final de semana em um hotel fora da cidade, colocar os membros do time para participar de atividades completamente diferentes daquelas praticadas no dia a dia, pode ser uma ótima ideia.


Viagens de incentivo estão sendo bem usadas, podem provocar uma união verdadeira entre líderes e colaboradores, fora os familiares que também podem participar pra quem achar viável! Só evite repetir locais a não ser que o local seja perfeito e não haja nada igual ou parecido para atender o evento!


Buffets e cardápio: Fundamental para o sucesso!


Com relação aos alimentos o mais importante é definir o tema e público alvo, se ele pede jantar, coquetel, ou algo descontraído.

As festas temáticas estão em alta, vários menus variados e vale a pena explorar essa diversidade, lembrando sempre que existem convidados com restrição alimentares, sendo assim, todo cuidado na escolha do cardápio!



Bebidas enriquecem qualquer evento, porém, muitos não sabem infelizmente se comportar diante de muito álcool liberado gratuitamente. A sugestão é evitar liberação excessiva do álcool enquanto os presidentes falam, é muito indelicado as pessoas não darem atenção ao fechamento do ano por parte da diretoria. Sendo possível realziaro momento de discursos fora da festa é mais viável, pois os ouvintes estarão concentrados apenas neste item. Na festa falando a verdade, todos querem se divertir!


Aposte em bares temáticos bem decorados na organização de sua festa de fim de ano, são ótimas opções!



Falando das atrações, capriche no entretenimento!


Estas sim, devem ser muito animadas! Aposte em bandas que tocam todos os estilos, é importante se ter essa atenção pois em um evento grande, existem vários gostos musicais, a única forma de agradar a maioria é que a banda toque de tudo um pouco e divirta os convidados! Boa parte das bandas hoje já são contratadas com sonorização, palco, iluminação e itens decorativos como painéis de led e Tvs de plasma, neste item vale um bom investimento pois será aí a diversão da festa...Mesma dica serve para o DJ!


Existem vários fornecedores para entretenimento: fotos, cabines, artistas, painéis, jogos, maquiadores, pinturas de rosto, bailarinos, tudo isso anima a festa e é preciso se lembrar que quanto mais divertido, mais comentários positivos o evento terá. Aproveitem os talentos internos, podem vir grandes surpresas dos colaboradores da empresa!


Relacionado ainda a entretenimento, algo muito empolgante para se ter em eventos de fim de ano são premiações, sorteios de brindes e viagens, concursos são bem divertidos e homenagens, só se deve tomar cuidado para não estender muito, pois a turma quer mesmo é comer, beber e dançar!


As famosas “panelinhas” devem ser evitadas e brincadeiras com todos os colaboradores são sempre ótimas opções para diversão!


Toda diretoria deve se aproximar de seus colaboradores e vice-versa, é muito importante esse entrosamento pois são objetivos reais da festa: diversão e integração!


Para eventos mais íntimos e menores existem algumas dinâmicas, tais como: amigo mensageiro, karaokê, Quiz com perguntas sobre colegas de trabalho ou sobre a empresa, show de talentos, amigo artesão, amigos temáticos, amigo secreto com foto...são várias brincadeiras que alegram este momento!


Tecnologia à seu favor!


É cada vez mais comum estimular os colaboradores a registrarem o evento, divulgando-o em suas redes sociais — como Instagram e Facebook. Para deixar tudo ainda mais divertido use a tecnologia à seu favor, ofereça acessórios, além de fazer plaquinhas com frases de efeito acompanhadas da marca da empresa aproveitando assim a propaganda gratuita.

Que tal ver o nome do seu negócio em uma hashtag?


Cuide bem da equipe de recursos humanos!


Recepcionistas bem uniformizadas com roupas e maquiagens diferenciadas, manobristas são bem-vindos para ajudar as lindas mulheres de saltos, seguranças são altamente necessários e principalmente ambulância e brigadistas. Tudo pode acontecer e nada pode estragar seu evento!


É mais que possível fazer com que a festa de fim de ano da empresa seja inesquecível. Há uma variedade imensa de opções para deixar a confraternização da equipe muito bem avaliada ao final do evento, mesmo com um orçamento pequeno.


Caso tenham liberdade escute os colaboradores, eles podem ajudar muito na escolha de temas, locais e atrativos.


Aos diretores, evitem discursos longos e de trabalho na festa, nada mais do que agradecimentos e talvez alguma novidade neste momento, afinal, não é o momento e acredite que infelizmente muitos não os ouvirão!


Faça um momento na empresa para discursos e agradecimentos, no momento da festa, divirta-se e não esqueça...beba com moderação!


Ação voluntária!


Uma opção que vem sendo cada vez mais utilizada é aproveitar o momento de final de ano para organizar uma ação voluntária da empresa para retribuir famílias ou alguma comunidades que necessitam de ajudas, voltadas a caridade. Pode não parecer, mas a atividade fortalecerá e muito o sentimento de equipe da sua empresa e fará um bem enorme para quem receber doações.


Agora deixo a melhor dica!


Contratar um assessor de eventos ou cerimonialista centralizará todas as ações em um profissional capacitado para cuidar do planejamento e ainda da execução de todas as atividades pertinentes a organização da festa.


O gestor de eventos indicará as melhores ideias e opções para que seu evento saia exatamente como deseja e cuidará de todos os detalhes!


Pode ter certeza que este profissional deixará você totalmente livre para curtir esse grande dia como um convidado!


Gostou das dicas?

Conte comigo para ajudar no que precisar na sua festa!


Diversão, comprometimento e eficiência serão os primeiros convidados!


Luane Bittes é especializada em gestão de eventos corporativos, festas empresariais e confraternizações em geral. Buffet personalizados, sonorização e iluminação, atrações diversas, decorações inclusive temáticas e recursos humanos são alguns dos serviços oferecidos.


Cordial abraço e obrigada por ler mais esse artigo!


Luane Bittes

Saiba mais em www.luanebittes.com.br

Instagram: @luanebittes.eventos








657 visualizações

Receba nossos conteúdos sobre gestão de eventos e cerimonial!

Luane Bittes

E-mail: diretoria@luanebittes.com.br

© 2017 LUANE BITTES Todos os direitos reservados.  

   Criado  com           por Candiá Produções.

_whatsapp_icon-icons.com_65789.png