A principal atribuição do mestre de cerimônias é a condução do evento, porém não se resume a isso!
Durante um evento o mestre de cerimônias ocupa um lugar de destaque, pois é ele quem vai conduzir a solenidade. No decorrer da cerimônia, é ele também quem vai chamar cada autoridade para falas e homenagens. Quando for o caso, delimita cada parte do evento e marca o tempo conforme programação.
O Mestre de cerimônias sempre olha o que está ocorrendo na plateia e nas falas das autoridades envolvidas, deve atuar juntamente com a comissão organizadora para o sucesso do evento, de forma séria e objetiva. O mestre de cerimônias atua na locução de todas as informações que devem ser passadas aos palestrantes ou ao público, atento a programação, citação de autoridades, agradecimentos e avisos. É o orador do evento que, a partir de um roteiro, anuncia cada fase da programação e quaisquer possíveis alterações.
Resumidamente o mestre de cerimônias é também a cara da organização junto a plateia, absorve um papel essencial para o andamento do evento. Imagina só um mestre de cerimônias que erra toda a leitura, erra na pronúncia de siglas importantes, palavras, nomes, não consegue ler, ou quando lê não passa seriedade ou entusiasmo em suas palavras, lê devagar demais ou acelera muito! São vários itens a serem observados inclusive com relação a dicção , tom de voz, trajes a serem usados, tudo estará relacionado a imagem do realizador do evento.
Nos eventos corporativos, cabe ao mestre de cerimônias checar bandeiras, hinos, lugares, sinalizações, panóplias, deve checar ainda sonorização e ficar atento as apresentações de cada palestrante, anunciar a palavra de cada orador com atenção máxima nas alterações de última hora, que podem ocorrer com relação ao roteiro e autoridades.
Não havendo esses itens em eventos sociais por exemplo, cabe ao mestre também conduzir a solenidade atento ao protocolo a ser seguido.
O mestre de cerimônias auxilia tudo o que foi planejado a ser executado, deve estar presente no evento bem antes do horário marcado e ter reuniões prévias com roteiro em mãos. É muito importante o profissional ter conhecimentos sobre precedência! É fundamental o mestre de cerimônias ter acesso ao roteiro antes do início do evento para checar pronúncias corretas, nomes, siglas e o protocolo do evento.
Em boa parte das situações o roteiro é elaborado pelo mestre de cerimônias com auxílio da comissão organizadora do evento e o cerimonialista. Alguns profissionais exercem ambas funções (mestre de cerimônias e cerimonialista) e atuam de forma direta na condução da solenidade, coordenação e a organização do evento como um todo.
.
O cerimonial ou coordenador de eventos, atua nos bastidores do evento, esquematiza o protocolo e implementa a ordem de precedência e tratamentos, de acordo com a legislação específica; ele na maior parte das vezes é quem cria todo o roteiro da cerimônia, contrata todos os terceirizados e coordena todas as atividades pertinentes aos contratos assinados, presta total consultoria e assessoria ao cliente relacionadas aos serviços que devem ser contratados para realização do evento.
Cabe ao cerimonialista e ao gestor do evento planejar o evento, organizar e coordenar a execução, acompanhando de perto todas as atividades pertinentes ao evento, desde a montagem, durante o evento e após sua realização, dando total suporte a desmontagem e fechamentos junto aos clientes e fornecedores, o famoso pós evento!
Alguns cerimonialistas, como eu, também são mestres de cerimônias e, com experiência, dependendo do porte e complexidade do evento, podem, com uma equipe adequada, absorver as duas funções.
O mundo dos eventos mudou e a forma de organizar ações de network utilizando as redes sociais também está diferente. Sendo assim, para encontrar as melhores estratégias e aplicá-las em seu negócio utilizando a realização de eventos, sejam eles virtuais ou presenciais, você precisa aprender técnicas e ações efetivas que são utilizadas diariamente por gestores de eventos
Se você quer reciclar seus conhecimentos, se aperfeiçoar ou aprender o passo a passo sobre gestão e organização de eventos, atua ou deseja iniciar suas atividades nesta área e procura um curso que vai te preparar para o mercado de eventos presencias, híbridos ou virtuais, esta mensagem é para você!
Aprenda de onde estiver e organize seu evento de forma planejada, estratégica, organizada e com rentabilidade se este for o seu objetivo!
Capacite-se e esteja nos bastidores de eventos e marcas de sucesso!
Garanta o seu curso online sobre Gestão de Eventos, Marketing e Planejamento Estratégico!
Saiba mais clicando em www.luanebittes.com.br/curso
Aproveita e segue aí nossas redes sociais no Instagram para mais conteúdos @luanebittes.eventos e @eventos.em.foco
Também estamos no Youtube como Luane Bittes gestão de Eventos e vários episódios no Spotify no canal do Eventos Em Foco!
Nos vemos já já!
Luane Bittes
Gestora de Eventos e Cerimonialista
Espero que este conteúdo tenha sido útil! Aproveite outros que estão disponíveis em nossas redes sociais e vamos trabalhar juntos para transformar seus desafios em oportunidades de crescimento e sucesso!
Se quiser conversar sobre seus projetos profissionais e eventos que tem em mente, estou à disposição desde já.🤩
Entre em contato comigo através do Whatsapp para Assessoria, Mentoria e Treinamentos de Equipe ⇲
Acesse também nossas redes sociais ⇲
Tenho também Cursos gravados já disponíveis na Hotmart ⇲
Se quiser se aproximar ainda mais participe do nosso Grupo de Networking Eventos em Foco no Whatsapp ⇲
Um abraço,
Luane Bittes! 💫
Comments