top of page

O papel da "Gestora de Eventos"

Atualizado: 16 de abr.


A Gestora de Eventos é aquela profissional responsável por planejar, organizar e coordenar qualquer tipo de evento, sejam eles corporativos, sociais, culturais, educacionais, esportivos ou holísticos, tanto virtuais, híbridos ou presenciais, de médio a grande, porte em qualquer lugar, sejam de pessoas, empreendedores ou empresas que oferecem produtos, serviços ou conhecimentos.


As atividades envolvidas na profissão englobam desde a criação e o desenvolvimento do conceito do evento, programação, passam pela providência de toda a documentação necessária, pela pesquisa de orçamentos e pelo contato e gestão de equipes e fornecedores. É a Gestora de Eventos quem cuidará do pré-evento, secretaria, credenciamento, execução operacional, onde irá liderar e treinar todas as equipes e ainda, fazer o pós-evento.


A Gestora de Eventos cuida do planejamento e da organização do evento e tudo o que o envolve. Coordenar de forma estratégica toda a equipe de cerimonial, reservar e vistoriar o local, seja em casas de festas, hoteis ou centro de eventos.


Esta profissional cuida cautelosamente, de forma planejada e organizada, da contratação de todos os fornecedores necessários, tais como buffets (inclusive temáticos), cenografia e decoração, equipamentos, montadoras de estandes, atrações diversas, recursos humanos, seguro, brindes, materiais gráficos, foto e filmagem, documentações legais, identidade visual do evento, site, toda comunicação e publicidade necessárias, para que o evento atinja um bom público e sucesso no resultado junto aos realizadores e todos os envolvidos.


Nos eventos virtuais e híbridos, há a necessidade de uma observação maior com relação a coordenação das salas virtuais, plataformas, transmissões, cerimonial virtual e ensaio junto aos participantes, sem se esquecer da melhor amiga da vez dos eventos: A ÓTIMA CONEXÃO COM A INTERNET E COM AS REDES SOCIAIS.


A Gestora de Eventos ( alguns chamam de assessora e ainda cerimonialista) sempre será o ELO entre realizador, fornecedores, equipes, público e autoridades presentes no evento.


Todo evento tem um protocolo a seguir, cabe a gestora cuidar para que tudo o que for planejado seja executado com maestria, e ainda, que toda sua equipe esteja capacitada e pronta para enfrentar qualquer imprevisto. Ela é o centro de todas as informações, responsável por distribuir e coordenar todas as atividades pertinentes ao evento conforme necessidade.


Suas responsabilidades abrangem:


  • Definição dos objetivos e do público-alvo: A gestora de eventos precisa ter uma visão clara dos objetivos do evento e do público-alvo para que possa planejar cada detalhe de forma eficaz.

  • Criação do orçamento e cronograma: Ela é responsável por criar o orçamento do evento e o cronograma de atividades, garantindo que tudo seja realizado dentro do tempo e do orçamento previstos.

  • Seleção do local e dos fornecedores: A gestora de eventos é responsável por selecionar o local ideal para o evento, bem como os fornecedores de serviços, como buffet, decoração, iluminação, som e segurança.

  • Coordenação da equipe: Ela coordena a equipe de trabalho, garantindo que todos os envolvidos estejam cientes de suas responsabilidades e que o evento transcorra de forma organizada e eficiente.

  • Gestão de riscos e imprevistos: A gestora de eventos precisa estar preparada para lidar com imprevistos e tomar decisões rápidas para garantir o sucesso do evento.

  • Avaliação do pós-evento: Ela é responsável por avaliar o pós-evento, coletando feedback dos participantes e identificando pontos de melhoria para eventos futuros.

Habilidades Essenciais:


  • Organização e planejamento: A gestora de eventos precisa ser extremamente organizada e ter capacidade de planejar com antecedência todos os detalhes do evento.

  • Comunicação eficaz: Ela precisa ter excelentes habilidades de comunicação para se comunicar com diferentes públicos, como clientes, fornecedores e equipe de trabalho.

  • Negociação: A gestora de eventos precisa ter habilidades de negociação para conseguir os melhores preços e serviços para o evento.

  • Resolução de problemas: Ela precisa ser capaz de lidar com imprevistos e tomar decisões rápidas para garantir o sucesso do evento.

  • Criatividade e inovação: A gestora de eventos precisa ser criativa e inovadora para criar eventos memoráveis e que se destaquem da concorrência.

Oportunidades de Trabalho:

A gestora de eventos pode trabalhar em empresas de organização de eventos, hotéis, resorts, empresas de comunicação, entre outras. Ela também pode trabalhar como autônoma, prestando serviços para diferentes clientes.



A gestora de eventos é uma profissional essencial para o sucesso de qualquer evento. Ela é responsável por planejar, organizar e coordenar todos os detalhes, desde a concepção inicial até a execução final. Se você possui as habilidades e a paixão pela organização de eventos, essa pode ser a carreira ideal para você.


Lembre-se: a gestora de eventos é uma profissional versátil e que precisa estar sempre atenta às novas tendências do mercado.


Amo minha profissão, estou gostando de ver os eventos presenciais bombando!


E você? Está precisando de assessoria para seu evento ? Deseja capacitar sua equipe ou quer aprender como organizar seu evento, seja para vender sua ideia, marca, serviço ou produto?


Conte comigo! Vamos agendar aquela breve conversa!😉😷🥰

Posso ajudar você, esteja onde estiver!


Até já já!

Luane Bittes

(61) 9 9995 2860

Instagram @luanebittes.eventos


Espero que este conteúdo tenha sido útil! Aproveite outros que estão disponíveis em nossas redes sociais e vamos trabalhar juntos para transformar seus desafios em oportunidades de crescimento e sucesso!

Se quiser conversar sobre seus projetos profissionais e eventos que tem em mente, estou à disposição desde já.🤩

Entre em contato comigo através do Whatsapp para Assessoria, Mentoria e Treinamentos de Equipe ⇲



Acesse também nossas redes sociais  ⇲








Tenho também Cursos gravados já disponíveis na Hotmart ⇲



Se quiser se aproximar ainda mais participe do nosso Grupo de Networking Eventos em Foco no Whatsapp ⇲



Um abraço,

Luane Bittes! 💫

1.029 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page