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Dicas para divulgar seu evento!

Atualizado: 16 de abr.

Entenda a importância do marketing digital e de uma boa comunicação. Ferramentas essenciais para o sucesso dos eventos.


Divulgar um evento é tão importante quanto planejá-lo e você deve dar toda atenção à criação de uma boa estratégia


Saber como divulgar um evento da maneira correta promove inúmeras vantagens para o organizador e até para o mercado. Entre elas estão a construção da identidade do evento, o reforço da marca e o reconhecimento como referência no segmento do evento, seja ele um evento social, cultural, esportivo ou corporativo.


O primeiro passo para iniciar a divulgação do seu evento é conhecer o público-alvo e definir qual a verba disponível para divulgação!


As redes sociais talvez sejam o meio mais utilizado para divulgar eventos atualmente. E não é à toa: só o Facebook conta com mais de 2 bilhões de usuários ativos por mês, enquanto o Instagram possui mais de 800 milhões. Obviamente seu evento não pode ficar de fora dessas plataformas.


No Facebook, por exemplo, além de uma página oficial da sua marca ou empresa, você também pode criar um evento para divulgar as principais novidades e atrações do seu evento, ali você colocará todas as informações atualizadas diariamente. Faça lives, mostre o local do evento, poste a programação e todos os convidados especiais, mostre momentos da organização e do planejamento, construa um relacionamento com seus seguidores e gere expectativa.


O marketing digital tem sido o principal aliado da maioria dos produtores e promotores de eventos. Ele permite que sua divulgação alcance mais pessoas mas, principalmente, que alcance as pessoas certas. A possibilidade de segmentar o público através de características específicas torna sua divulgação muito mais assertiva. E muitos públicos estão online! 


Marcar presença na internet cabe em qualquer orçamento e tem o poder de aumentar muito a venda dos patrocínios, ingressos ou inscrições – especialmente se você optou por realizar a venda dos ingressos através de uma plataforma online e se seu evento depende de inscrições.


O e-mail marketing é uma ferramenta utilizada pela maioria das empresas para divulgar os trabalhos sendo realizados – e você também pode utilizá-lo para divulgar o seu evento e criar uma relação mais próxima com o seu público. Crie uma página exclusiva do evento com todas as informações necessárias e mantenha sempre atualizada, será seu canal de comunicação!


Atraia bons patrocinadores e parceiros. A empresa que patrocina e apoia expande sua marca e você tem a oportunidade de utilizar essa parceria para chegar a um público maior através dos canais de comunicação da empresa patrocinadora/apoiadora. 


Dependendo do segmento e formato do seu evento e do perfil do público-alvo, pode ser interessante divulgá-lo em jornais e revistas. Geralmente, para públicos mais tradicionais ou que não estão muito presentes na internet, essa é uma maneira interessante de conquistá-los.


Quando falamos de eventos culturais equipes em rua divulgando são excelentes.

É bom evitar a papelaria impressa nossa natureza agradece, porém ações de marketing pontuais podem dar resultados. Em alguns casos outdoors, bike doors, bus doors e ações presencias com equipes de recursos humanos em eventos da mesma tipologia podem ajudar a dar visibilidade, uma boa assessoria de imprensa coloca o evento na vitrine, com bom planejamento estratégico de locaias e horários para divulgação.


Atualmente a divulgação nas mídias digitais disparadamente dá mais retorno para qualquer evento! As ações promocionais são excelentes opções para divulgar um evento e ampliar o seu alcance ao público desejado. A venda de ingressos on line em plataformas especializadas também funciona como uma forte estratégia para divulgar o seu evento!


De nada adianta possuir um bom orçamento para a realização do evento, reunir grandes atrações, escolher o local ideal e investir na infraestrutura se o público não sabe que tudo isso está sendo oferecido a ele. A divulgação do evento precisa vir no topo da sua lista de atividades e precisa de atenção permanente, desde o planejamento até o pós-evento.

Agora o mais importante:


Conte com o trabalho de um designer para a criação de identidades visuais, panfletos, folders digitais e outros materiais promocionais para divulgar o seu evento de forma criativa e distribua-os em locais estratégicos, empresas especializadas podem sem sombra de dúvidas fazer um excelente planejamento estratégico e um plano de marketing eficiente.


Caso seu evento tenha palestrantes peça para que o mesmo também divulgue através de vídeos o evento e seu tema.


Durante o evento todos os canais de comunicação devem estar atualizados inclusive com relação a programação, é importante também analisar se é possível aplicativos para divulgação do evento e seus comunicados. O uso de #hastags também auxiliam muito na divulgação espontânea pois todos adoram além de registrar marcar os principais momentos.



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Um abraço,

Luane Bittes! 💫


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